• Juliana Arruda

Ciúme: até quando é saudável?

Atualizado: 24 de ago.

Existe ciúme saudável?


Há algumas situações em que o ciúme pode ser saudável e considerado preocupação, excesso de zelo ou carinho. Em uma relação monogâmica, por exemplo, o sentimento pode ser uma forma de demonstrar a importância do relacionamento e fazer com que o outro se sinta valorizado. Nesses casos, o ciúme ocorre de forma pontual, ou seja, em uma situação isolada com um curto período de duração.

O ciúme se torna preocupante quando demonstra distúrbios e preocupações exacerbadas, como por exemplo, quando a rotina de uma pessoa é prejudicada pela tentativa de averiguar o tempo inteiro o que o objeto de seu ciúme está fazendo.

A obsessão em confirmar ou descartar desconfianças pode atrapalhar o desempenho profissional, a saúde e os relacionamentos de ambos os lados.


É importante compreender as raízes desse sentimento e aprender a confiar tanto em si mesmo quanto no outro. Para isso, trabalhe sua autoestima e autoconfiança, tornando-se menos crítico de si mesmo. Caso o ciúme incontrolável persista, procure um profissional que te ajude a compreender as causas e apresente novas formas de lidar com a situação.


#ciume #psicoterapia #psicologia #psicologo #ciumesaudavel #relacionamentos #postsdepsicologia #ciumento #terapia #bemestar #saudeemocional #saudemental #saudepsicologica

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo