top of page
  • Foto do escritorJuliana Arruda

O que você precisa saber sobre ansiedade

Atualizado: 24 de ago. de 2022

Saiba como a terapia pode te ajudar com a ansiedade!


A ansiedade é um sentimento comum que nos ajuda a planejar mais e a não tomar atitudes impulsivas. Porém, quando descontrolada, ela pode paralisar e impedir a realização de tarefas do dia a dia, resultando na perda de diversas oportunidades e no desperdício de potencial.


Geralmente, é muito difícil controlar a ansiedade sozinho. Por isso, na psicoterapia, o papel do profissional é ajudar o paciente a entrar em contato com si mesmo e compreender melhor o problema, identificando as possíveis causas e os sintomas que prejudicam sua vida. O objetivo de trazer essa autocompreensão é aumentar aos poucos a sensação de segurança e, consequentemente, minimizar pensamentos catastróficos.



O tratamento psicológico também pode trabalhar algumas técnicas de controle, como por exemplo, a metacognição, em que o intuito é refletir sobre os próprios pensamentos. Há também práticas de relaxamento, como a respiração diafragmática. A intervenção do psicólogo pode capacitar a pessoa a enfrentar as situações de forma mais efetiva.


É importante saber que não existe uma fórmula pronta para a terapia. Trata-se de um processo de longa duração, em que o paciente precisa estar focado em seu próprio progresso, lembrando que cada um possui seu próprio caminho.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page