top of page
  • Foto do escritorJuliana Arruda

Você sabe o que é autoestima?

Atualizado: 24 de ago. de 2022



Muito se fala sobre autoestima, mas você sabe qual seu significado?

Autoestima é a imagem e opinião, positiva ou negativa, que temos de nós mesmos. Ela é resultado de experiências, emoções, crenças, comportamentos e até mesmo percepções alheias ao longo da vida. A autoestima tem grande influência sobre nosso presente e futuro.




Autoaceitação, autoconfiança, competência social e rede social constituem os quatro pilares da autoestima.





Pessoas que possuem autoestima elevada costumam confiar em si mesmas, lidam bem com seus pontos fracos, buscam investir no autocuidado, são mais seguras em suas decisões, lidam bem com a solidão e o desapego e sabem dizer “não” quando necessário.


Por outro lado, quem possui baixa autoestima costuma apresentar falta de confiança, timidez em excesso, medo de ser rejeitado, precisa de validação constante, está sempre competindo com os outros e se comparando, procrastina muito e tem dificuldade para reconhecer suas vitórias.


Se você deseja melhorar sua autoestima, foque em conhecer melhor seus pontos fortes e fracos, seja mais realista em relação às suas expectativas, não busque o tempo todo a perfeição e, principalmente, invista em sua saúde física e emocional. Se possível, conte com um especialista para ajudá-lo a dar uma pausa e olhar para si com muito mais carinho e compreensão.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page